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Age of Empires

 

Age of Empires (comumente abreviado como AoE ou AofE) é um jogo de computador de história, do gênero estratégia em tempo real, lançado em1997. Desenvolvido pela Ensemble Studios e lançado pela Microsoft usa a engine Genie, um modelo Sprite 2D. O jogo permite aos usuários serem líderes de grandes civilizações ancestrais, atacando uns aos outros de modo a avançar nas quatro eras (Idade da Pedra, Idade da Ferramenta, Idade do Bronze e Idade do Ferro) evoluindo tecnológica e operacionalmente suas civilizações.

Age of Empires é um jogo eletrônico em que os jogadores precisam usar uma grande estratégia para criar e avançar com uma civilização em várias épocas históricas, combinando recursos, tecnologias, unidades, geografia e edifícios.

As civilizações precisam avançar tecnologicamente para obter melhorias, mas para isso precisam, às vezes, combinar suas próprias tecnologias para formar unidades, edifícios ou até mesmo outras tecnologias. Assim também o jogador precisa combinar edifícios para construir outros novos, sendo que é necessário ter conhecimento para obter qualquer tipo de unidade de forma estratégica, construindo-os de forma correta e economizando recursos. Isso então leva o jogo a um nível estratégico avançado.

Civilizações

 

Pode-se escolher entre 12 civilizações. Cada uma contém suas vantagens e limitações e quatro delas (marcadas em negrito) tem a sua própria história de campanha. Abaixo elas se dividem em tipo de arquitetura:

 

Ásiatica Babilônica Egípcia Grega
Choson Babilônios Assírios Gregos
Shang Hititas Egípcios Minoanos
Yamato Persas Sumérios  

 

Modos de jogo

 

Campanha

Com o editor que vem junto com o jogo, o jogador pode criar os próprios cenários e campanhas. As quatro que vêm com o jogo são:

  1. A Ascensão do Egito
  2. A Glória da Grécia
  3. Vozes da Babilônia
  4. Yamato, o Império do Sol Nascente

Cenário

Escolher um cenário de jogo já determinado, com número de jogadores máximos, divisão ou não de times, condições de vitórias, já especificadas.

Cenário Aleatório

O jogador escolhe quantos "adversários" (alguns podem ser aliados), a Idade em que começa, o cenário (Deserto, Pântano, Arquipélago, …) e a maneira de vencer (mais pontos ao final de certo período, monumento, extermínio de todos os jogadores ou qualquer um).

Batalha Mortal

Os jogadores começam com 10000 de comida, madeira, pedras e ouro. (Não existe possibilidade de diplomacia aliada)

Multiplayer

O limite é de 8 jogadores.

Dois ou mais jogadores podem dividir o controle de uma civilização durante o jogo, jogando de modo cooperativo.

Cobdições de vitória

  • Artefatos - Conquistar e manter os artefatos por um certo tempo.
  • Ruínas - Conquistar e manter as ruínas por um certo tempo.
  • Monumento - Construir e manter um Monumento por um certo tempo.
  • Conquista - Destruir todos os outros jogadores.
  • Pontos - Atingir uma determinada pontuação.
  • Limite de Tempo - Joga-se até acabar o tempo. Ganha quem conseguir mais pontos.